Translate

20 Dicas caseiras para tratar e diminuir as dores nas pernas


 
É muito comum sentir dores nas pernas, e geralmente é efeito das horas que passamos de pé ou andando muito, mas também pode ser algum problema que pode se agravar se não for tratada.

Pessoas que sentem dores e ardor enquanto caminham, na barriga das pernas. Pode ser possíveis problemas arteriais. Artérias entupidas, colesterol, aterosclerose são alguns exemplos.

 

Se não for tratado?

Estas doenças quando não são tratadas a tempo, podem levar a um infarte do coração, derrames cerebrais ou até mesmo à amputação das pernas. A coluna pode também ser responsável pelas dores nas pernas. A coluna está internamente ligada às pernas, através de nervos e ligamentos. Problemas de peso, stress, passar muito tempo em pé ou sentado, podem ser algumas causas das dores nas pernas e articulações.

 

Ao ir ao médico

Tente explicar da melhor forma como é a sua dor, quando começa, como é a dor, quando sente mais dores, a que horas do dia, em que situações e em que posições está mais desconfortável.... 

Se sente dor ao levantar-se mais precisamente nos joelhos, pode ser uma artrose. A tonalidade da pele na area que dói e a temperatura da mesma.

Se as pernas ficam roxas, pode ser resultado de uma má circulação. Varizes podem muitas vezes causar dores e sensação de cansaço nas pernas. As veias ficam mais grossas, trazendo dores, problemas de pele, ulcerações, etc. Estudos mostram que uma das maiores causas das dores nas pernas são os problemas circulatórios.

 

A hérnia de disco lombar 

É um desses problemas e está relacionada a um traumatismo direto nas costas ou estresse físico em virtude de excesso de peso, da prática de exercícios ou postura inadequada. Diante de situações como estas, o disco, que serve de “amortecedor” entre as vértebras, desloca-se para trás ou para o lado, comprimindo algum nervo da coluna e causando dor intensa.


 

Conforme o nervo afetado, as dores são irradiadas para braços, pernas e cabeça. Ansiedade, estresse, falta de atividade física regular e problemas de postura são outras hipóteses para dor das pernas. Para cada problema, há uma característica. 

Um tratamento que ajuda muito são as sessões de acupuntura.


 

Dicas para diminuir as dores nas pernas

Veja agora algumas dicas caseiras que podem te ajudar muito a diminuir e aliviar essas dores nas pernas, e não deixe de procurar um médico, é preciso saber a causa da dor e tratá-la da forma correta, porque com o tempo pode se tornar uma dor crônica, e nada vai te ajudar a se livrar dessas dores.

  • Se você passa muitas horas sentado ou de pé, tente fazer alguns alongamentos e andar um pouco, no mínimo de hora a hora.
  • Se trabalha sentado, sente-se bem encostado à cadeira e procure por não cruzar as pernas.
  • Sempre que for possível, deite-se durante alguns minutos, elevando as pernas acima da altura do coração.
  • O sol e o calor não são amigos das suas pernas. Evite estar com as pernas ao sol durante muito tempo e evite ainda a água do banho com temperatura elevada. Faça um banho de água morna e melhore a circulação das pernas, passando-as de seguida com água fria. Repita a operação algumas vezes.
  • Antes de ir dormir, faça uma massagem nas pernas, com movimentos circulares e de baixo para cima, de modo a melhorar a circulação sanguínea.
  • Use meias e roupa confortáveis e não se esqueça de usar um calçado cómodo e baixo.
  • Pratique exercício físico e mantenha o peso ideal para o seu corpo.
  • Verifique a sua tensão arterial regularmente. Faça exames médicos, verificando ainda os níveis de açúcar no sangue, o colesterol, etc.
  • Faça uma alimentação saudável e variada. Alimentos ricos em açúcares e gorduras são prejudiciais para a sua saúde e para a saúde das suas pernas.
  • Não fume. O tabaco é muito prejudicial para a circulação, uma das maiores causas das dores nas pernas.
  • Quando estiver deitado, faça círculos com os pés para um lado e para o outro.
  • Faça exercícios como andar na ponta dos pés e flexionar as pernas, para ativar a circulação.
  • Deite para dormir sobre seu lado esquerdo, para favorecer o retorno de sangue ao coração.
  • As mulheres devem usar salto médio, de 3 cm a 5 cm no máximo.
  • Depile-se com cera fria ou creme de depilar.
  • Depois do banho, aplique um creme hidratante e massageie as pernas sempre de baixo para cima, do calcanhar para a coxa.
  • À noite, antes de dormir, faça uma massagem suave, circular e ascendente nas coxas, para favorecer a drenagem.
  • Use roupa confortável, que não aperte as pernas nem a cintura, porque isso dificulta a circulação.
  • Beba entre dois e três litros de líquido por dia e consuma pouco sal.

 

Tratamento natural para dor nas pernas


Problemas circulatórios:

Os problemas circulatórios geram sintomas como pernas inchadas, vermelhas, quentes e doloridas. Tratamento: uso de meias compressivas e massagens nas pernas que ajudam o sangue a circular. Para evitar este problema, não se deve ficar muito tempo sentado ou de pé, fazendo caminhadas regulares durante o dia, sem fazer esforços exagerados.

Problemas articulares:

Os problemas articulares, normalmente, surgem quando se movimenta o joelho ou o tornozelo. Tratamento: chás anti-inflamatórios, como o de macela e de chapéu-de-couro, que fornecem minerais importantes. Para ajudar a diminuir a inflamação pode ser também utilizada uma compressa de gelo na articulação, nas primeiras 24 horas, e uma de calor após. A compressa deve ser mantida por pelo menos 5 a 10 minutos, 2 vezes ao dia. 


 

Problemas musculares:

Os problemas musculares aparecem devido ao esforço excessivo por parte do músculo envolvido. Tratamento: uma massagem no local, com o repouso ou com a aplicação de calor no músculo. Um bom remédio que ajuda a evitar as dores musculares nas pernas é beber cerca de 2 litros de água por dia, mantendo a hidratação do corpo.

 

Remédio caseiro para dor nas pernas com óleo

 

Um bom remédio caseiro para dor nas pernas é o óleo de angico ou o óleo de rícino porque ajudam a circulação nas pernas. Para diminuir as dores musculares nas pernas ao fim do dia, coloque os pés em uma bacia de água fria durante cinco minutos e, a seguir, faça uma massagem nas pernas com um desses óleos.

Aquecer, com o ferro de passar, folhas e mamona e colocar nas pernas, envolvendo com uma gaze, também é uma boa alternativa caseira para acabar com a dor na pernas.

As dores nas pernas, em geral, são consequência de má circulação e estas técnicas melhoram a circulação eliminando a dor.

 

Remédio caseiro para dor nas pernas com feno-grego

O remédio caseiro para dor nas pernas com feno-grego é popularmente muito utilizado. O feno-grego é uma planta medicinal rica em cálcio, ferro, proteínas e vitaminas A e C que ajudam a diminuir a inflamação das pernas, aliviando a dor.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de pó de semente de feno-grego
  • 1 copo de água

Modo de preparo

Misture o pó da semente de feno-grego no copo de água e beba de imediato. Esta bebida pode ser tomada todos os dias durante as primeiras horas da manhã.

 

Remédios para dor nas pernas

Existem alguns remédios que podem ser usados para melhorar a dor nas pernas e fortalecer a parede dos vasos sanguíneos. Alguns exemplos são:

  • Anti-inflamatórios, como diclofenaco, ibuprofeno e aceclofenaco, que diminuem a inflamação das pernas;
  • Analgésicos, como Paracetamol e dipirona, que reduz a dor;
  • Relaxantes musculares, como Musculare e Cizax, que ajudam a relaxar o músculo e melhoram a circulação do sangue.

 Mas tome esses remédios somente quando a dor for muito intenso, e intervalos de tempo de dias, a menos que seja sob prescrição médica.